Páginas

História

Coral com o maestro Peter Ens, em 1980

O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso - CORAL UFMT – criado em 29 de abril de 1980, pelo Prof. Dr. Gabriel Novis Neves e Prof. Benedito Pedro Dorileo, reitor e vice-reitor respectivamente, desenvolve há 31 anos um trabalho musical voltado aos estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e comunidade em geral. Realiza um repertório variado que abrange a música erudita, popular, folclórica, sacra e regional, além do repertório sinfônico.

Desde sua criação, o Coral UFMT já divulgou seus trabalhos muito além dos muros da universidade e das fronteiras matogrossenses. Concertos no Uruguai, no Paraguai e na Argentina constam em seu currículo ao lado de diversas apresentações por Mato Grosso e pelo Brasil. No país, alguns Estados que receberam concertos do grupo incluem Rio de Janeiro (10º Concurso de Corais do Rio de Janeiro), Paraíba (VIII Festival Paraibano de Coros), São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em Cuiabá, além de apresentações propriamente ditas, o Coral UFMT já realizou os 1º, 2º e 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá (1998, 2000 e 2005), o Encontro de Coros na UFMT (2002), e também a primeira ópera realizada em Mato Grosso, “A Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado da Orquestra Sinfônica da UFMT em 2006. Já em 2007, o coro realizou a Cantata Profana “Carmina Burana”, de Carl Orff.

Coral no concerto Divina Música (2003)

O Coral UFMT já teve à sua frente os regentes Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira. Desde agosto de 1989 está sob Direção Artística e Regência da Maestrina e Profª - Dorit Kolling, e atualmente tem Naíse do Vale Santana como supervisora e – André Vilani como Preparador Vocal.